Inicial > Gestão > Eficiência x Eficácia

Eficiência x Eficácia


Demorei um pouco para escrever novamente por aqui, mas vou tentar pelo menos uma vez por semana postar algum texto e também começar a divulgar o blog, a intenção é mantê-lo sempre atualizado.

Como o nome do blog menciona a palavra eficaz, vou começar escrevendo sobre as diferenças entre eficiência e eficácia. Ao final de cada post irei mencionar as fontes de pesquisa, ou seja, as referências utilizadas para escrever o texto.

Eficiência é uma medida normativa da utilização dos recursos nos processos de uma organização.

Eficácia é uma medida normativa do alcance de resultados. 

Eficiência

Eficácia

Ênfase nos meios.

Fazer corretamente as coisas.

Resolver os problemas.

Salvaguardar os recursos.

Cumprir tarefas e obrigações.

Treinar os subordinados.

Manter as máquinas.

Presença nos templos.

Rezar.

Jogar futebol com arte.

Ênfase nos resultados e fins.

Fazer as coisas corretas.

Atingir os objetivos.

Otimizar a utilização dos recursos.

Obter resultados e agregar valor.

Proporcionar eficácia aos subordinados.

Máquinas disponíveis.

Prática dos valores religiosos.

Ganhar o céu.

Vencer o campeonato.

 

Levando a comparação de eficiência e eficácia ao que se refere a manutenção, podemos dizer que um setor de manutenção eficiente é aquele que atinge os objetivos traçados, porém sem gerar melhorias nos resultados globais da organização em que está inserido.

Falo aqui da manutenção eficaz, mas pode ser qualquer outro setor. Enquanto os setores de uma organização tiverem o foco apenas nos seus resultados pouco agregarão para o resultado global da empresa.

A manutenção deve pensar na melhoria contínua da execução de suas atividades para colaborar de forma ativa no resultado final das organizações, seja na prestação de um serviço ou a venda de um produto. Quanto mais a manutenção orientar as suas ações para promover o aumento da eficácia, trabalhar de forma organizada e administrada profissionalmente poderá obter uma nova visão diante todos os profissionais de outras áreas.

Fonte: CHIAVENATO 2004.

Anúncios
Categorias:Gestão
  1. julho 16, 2010 às 9:48 pm

    Tema relevante para a arte da manutenção. O mesmo tem ao longo dos últimos anos discutido no curso de Pós-Graduação de Gerenciamento da Manutenção do Centro Univeristário da FEI em São Paulo. Muitos profissionais entendem que ser apenas eficiente é o normal, visto as condições que muitas empresas disponibilizam em termos de mão de obra e equipamentos para execução de seus trabalhos. A atividade de manutenção, seja ela própria ou terceirizada é de extrema importância para um negócio perene. Entretanto, devido a grande demanda de produção que hoje vivemos, está bastante difícil a execução de programas de manutenção preventiva, restando portanto ampliada a manutenção corretiva, que é mais cara, e também prejudicial para a disponibilidade do equipamento ou da instalação. Quanto maior o grau de ocupação das instalações sem a devida contrapartida na execução das atividades de manutenção, maiores são os riscos de perda e desperdício. As equipes de manutenção estão vivendo um dilema, pois necessitam ser eficazes e são cobradas por isso e encontram dificuldades para cumprir o que se espera delas. Aliado a isso, temos a dificuldade de mão de obra qualificada. Nossa carência em termos de engenharia gira em torno de 20.000 engenheiros, fato esse que repercute diretamente em nosso campo de atuação. Os cursos de pós-Graduação no Brasil forma algo em torno de 120 profissionais ano como Gestores de Manutenção. Para atender nossas necessidades esse número é muito menos do que o mínimo. Mesmo crescendo o número de participantes e de formandos em algo de 10%, a equalização deve ocorrer apenas em 15 a 20 anos. E se lembrarmos que 2014 e 2016 estão muito perto e que vários são os projetos de infraestrutura a serem realizados, a falta de profissionais capacitados, habilitados e atualizados será u fator crucial a ser melhorado. Isso demonstra entretanto um grande desafio para todos nós. Haja oportunidade de melhoria!!!! Zen. http://www.twitter.com/magzen

  2. Aline Pereira
    julho 17, 2010 às 10:06 pm

    Parabéns pelo blog. Muito bom mesmo. Que sua profissão evolua e que com este blog consiga manter ainda mais seu networking.
    Abraços

  3. Kevito
    agosto 2, 2010 às 6:12 pm

    É muito interessante abordar esse tipo de assunto, principalmente para aqueles que estão seguindo esta mesma área!Gostei muito do blog, continue postando sempre que puder, pois eu estarei sempre de olhos nos mais diversos assuntos que é bom para o conhecimento e experiência!
    A meu ver, é muito importante interagir como o nosso desempenho…
    Como já citado no texto:”podemos dizer que um setor de manutenção eficiente é aquele que atinge os objetivos traçados”
    Todos somos responsáveis por nosso desempenho!

    Continue como seus objetivos, e almejando seus propósitos…você irá longe!

    Kevin

  4. João Moraes
    agosto 3, 2010 às 8:50 pm

    Realmente interessante seu blog, nós da manutenção sentimos falta de reconhecimento com a area….

  1. janeiro 4, 2011 às 1:47 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: