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Como a manutenção é vista por seus clientes?


Em muitos momentos pensamos nos principais motivos da função manutenção não ser vista com bons olhos dentro das organizações e tomamos ações para poder mudar este ponto de vista, porém fora das organizações como é a visão em relação a função manutenção??

Realizei uma busca rápida no Google de notícias a respeito da função manutenção e excluindo as que não se referiam a manutenção de equipamentos destaco as seguintes:

1 – Tem manutenção, mas falta qualidade.

http://www.cgn.inf.br/?system=news&action=read&id=75741

Foi a primeira que apareceu na primeira página.

2 – SP: manutenção da Sabesp deixa 22 bairros da zona leste sem água.

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4575136-EI8139,00-SP+manutencao+da+Sabesp+deixa+bairros+da+zona+leste+sem+agua.html

É manutenção preventiva, mas pela manchete não é o que parece.

3 – STTrans faz manutenção em semáforos após acidentes

http://www.joaopessoa.pb.gov.br/noticias/?n=14657

Esta notícia infelizmente é de uma corretiva

4 – Prefeitura pede que Iphan cuide da manutenção dos casarões tombados

http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/prefeitura-pede-que-iphan-cuide-da-manutencao-dos-casaroes-tombados/

Outro de caso sério de corretiva

5 – Manutenção de Estação de Tratamento interrompe abastecimento em bairros de Cuiabá

http://www.odocumento.com.br/noticia.php?id=338736

Também é manutenção preventiva

Será que as notícias de manutenção podem ser consideradas um reflexo da forma como a manutenção atua dentro das organizações?

Até que ponto é levado o conceito de manutenção do ambiente externo, que afetam o nosso cotidiano, para dentro das organizações?

A manutenção deve se preocupar com a qualidade dos serviços prestados (como foi enfatizado na primeira notícia citada acima) e também em apresentar os resultados dos serviços e possibilidades de melhoria.

Podemos dizer que temos grandes chances de melhorias e devemos apresentar os resultados para conhecimento de todos, de que forma a manutenção está engajada com o resultado global da organização e não apenas em reclamar dos fatos que não lhe agradam e impossibilitam a execução de serviços.

A função manutenção é suporte de processos produtivos e de prestadores de serviço, depende da existência de outras funções para agir, mas isso não a torna desnecessária e muito menos faz com que haja uma exigência menor em relação aos seus resultados e a sua interação com outros processos.

Devemos atuar sempre de forma para que haja sinergia entre todos os processos, que cada um entenda a sua missão dentro da empresa de forma que atitudes de colaboração sejam superiores e mais valorizadas que as de competição, só assim podemos criar uma relação positiva dentro das organizações.

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Categorias:Gestão, Notícias
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