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Gerente minuto


O livro gerente minuto é um manual básico com três regras  muito fáceis de serem aplicadas e que produzem excelentes resultados. As três regras são:

  1. Objetivos minuto;
  2. Elogios minuto;
  3. Repreensões minuto.

A seguir são descritas cada uma das regras.

O estabelecimento de objetivos-minuto consiste simplesmente em:

  • Concordar sobre seus objetivos;
  • Definir o que será considerado bom comportamento/desempenho;
  • Escrever os objetivos numa única folha de papel, utilizando menos de 250 palavras;
  • Ler e reler cada um dos objetivos, o que requer em torno de um minuto cada vez que se fizer isso;
  • Reservar um minuto todos os dias para rever o desempenho; e
  • Verificar se o seu comportamento combina ou não com seus objetivos.

O elogio minuto produz resultados quando você:

  • Diz a pessoa, com antecedência, que vai informá-la sobre como ela está saindo;
  • Elogia imediatamente a pessoa;
  • Diz a essa pessoa o que ela fez certo – e de modo específico;
  • Diz a ela o quanto você ficou satisfeito com o que ela fez certo e como isto ajuda à empresa e às outras pessoas que nela trabalham;
  • Faz uma pausa, para permitir que elas realmente “sintam”o quanto você se sente satisfeito.
  • Encoraja-as a continuar procedendo assim;
  • Dá um aperto de mão ou um toque no ombro de modo a deixar claro que você apóia o sucesso delas na empresa.

A repreensão minuto funciona bem quando você:

  • Diz à pessoa, com antecedência, que vai informá-la sobre como está se saindo, e isto claramente e sem rodeios;

A primeira parte da repreensão:

  • Repreende imediatamente a pessoa;
  • Diz a ela o que fez de errado – especificamente;
  • Informa-a sobre como se sente em relação ao erro e de modo bem claro;
  • Para por alguns segundo de silêncio embaraçoso para que ele sinta como você se sente.

A segunda metade da repreensão:

  • Aperta a mão da pessoa ou toca-a de uma maneira que a deixe convicta de que está honestamente ao lado dela;
  • Lembra-lhe o quanto a tem em alta conta;
  • Reafirma seu respeito por ela, mas que não gostou de seu desempenho naquela situação;
  • Esteja ciente de que, uma vez terminada a repreensão, o assunto deve ser dado por encerrado.

 

 Fonte: Livro Gerente Minuto. Kenneth Blanchard, Ph.D. / Dr Spencer Johnson, M.D.

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Categorias:Livros
  1. Kevin
    agosto 11, 2010 às 1:28 pm

    Essa foi bastante interessante…creio que quando obtemos resultado em algo, provavelmente essa meta foi conseguida por uma esforço contínuo…Essa foi interessante..
    Vlw por postar mais…gostei…XD!

  2. Adriana Rocha
    agosto 12, 2010 às 12:11 pm

    Essas três regras são sem dúvidas, pontos importantíssimos na relação com os funcionários. Objetividade é um fator indispensável na hora da conversa para com os mesmos. Rodeios, demora, geram insegurança, a pior coisa é ser avisado pela manha de uma conversa que será realizada apenas no final da tarde. Esse tipo de preocupação ocasiona queda de rendimento e acaba virando uma bola de neve, cada vez maior.
    Sobre os elogios também concordo muito, pois ao contrario da falta de rendimento que causam as preocupações, os elogios, fazem com que trabalhemos com muito mais empolgação, entusiasmo, enfim, dispostos a fazer sempre o melhor.
    Gostei de forma especial dessa ultima postagem feita por você Afonso. Pois regrinhas como essas fazem com que o ambiente de trabalho melhore cada vez mais, e por conseqüência ajuda no desenvolvimento profissional de cada um.

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