Inicial > Gestão > Manutenção colaborativa

Manutenção colaborativa


De que maneira a manutenção pode orientar as suas ações para manter um processo constante de inovação em suas atividades?

Diferentemente de outros setores, a manutenção de muitas empresas ainda são administradas baseando-se nos antigos paradigmas da função manutenção. Com pouca preocupação nas questões da evolução tecnológica aplicadas nos procedimentos técnicos e administrativos.

Muitos podem ser os fatores que limitam a atuação da manutenção. Uma visão limitada dos modos como a manutenção pode atuar de forma eficaz dentro da organização, falta de recursos, desorganização, falta de controle das informações, etc.

Devemos ser norteados por uma constante insatisfação que nos leva sempre a buscar melhorarias, mas cuidado!! Não podemos deixar que o processo de insatisfação faça com que não percebamos os bons resultados que obtemos, mas sua função é fazer com que não criemos uma zona de conforto que nos impossibilite de estabelecer um processo de melhoria contínua.

Um professor em sala uma vez disse que nós não temos pontos fracos e sim possibilidades de melhorias. Podemos melhorar sempre, se o trabalho ocorre de forma organizada.

A função manutenção deve estabelecer uma gestão profissional do seu processo. Com isso abrimos espaço para receber sugestões, elogios e críticas, admitindo que somos a equipe que realiza a manutenção, mas que estamos sempre abertos para ouvir nossos clientes. Não podemos de maneira alguma ignorar uma participação e interação dos processos que solicitam os serviços de manutenção, com isso passamos a idéia de que somos os melhores e não precisamos ouvir dos outros onde estamos errando e acertando.

Uma opinião externa pode nos fazer enxergar algo que estava em nossa frente, mas não éramos capaz de perceber. Temos que ver com bons olhos qualquer ação de participação e não pensar nos processos de maneira fechada, onde cada um resolve os seus problemas sozinhos.

A humildade para assumir que com a colaboração de todos seremos sempre melhores pode ser um caminho de sucesso não só para a manutenção, mas sim para a organização como um todo.

Anúncios
Categorias:Gestão
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: