Inicial > Gestão > Competências dos profissionais de manutenção

Competências dos profissionais de manutenção


Quando ocorre a necessidade de efetuar uma contratação, quais requisitos devem ser levados em consideração?

Quando se fala em profissionais para a área de manutenção as competências técnicas são extremamente importantes, mas até que ponto elas podem se sobrepor as competências comportamentais?

As competências técnicas estão relacionadas a inteligência intelectual (QI), já  as competências comportamentais dizem respeito a inteligência emocional (QE). Nem sempre uma pessoa extremamente inteligente, que possui bons conhecimentos técnicos, pode ser a pessoa adequada para fazer parte de um quadro de funcionários de manutenção. Houve um tempo que somente o conhecimento técnico era mais que necessários, porém atualmente as competências comportamentais fazem grande diferença.

Muitas empresas contratam seus funcionários observando as competências técnicas e acabam os demitindo por problemas comportamentais. Um profissional de manutenção presta serviços em equipamentos e instalações, porém em atendimento aos clientes da manutenção, que são os solicitantes dos serviços. O comportamento do técnico que efetua um serviço de manutenção também é levado em consideração para avaliar a qualidade do serviço.

Em um processo de contratação deve-se ficar atento as competências comportamentais, pois é mais fácil desenvolver o profissional nas competências técnicas futuramente a desenvolver as competências comportamentais. Talvez isso explique o fato de muitas empresas desenvolverem as competências técnicas dos seus talentos internamente, quando ocorre uma identificação com o comportamento do funcionário e está de acordo com o esperado pela organização.

As 10 competências mais procuradas pelo mercado de trabalho:

  1. Adaptabilidade
  2. Criatividade
  3. Iniciativa
  4. Facilidade de comunicação
  5. Facilidade de relacionamento interpessoal.
  6. Capacidade de resolver problemas.
  7. Capacidade para trabalhar em equipe.
  8. Liderança.
  9. Empreendedorismo.
  10. Domínio das novas tecnologias de comunicação e informação.

Fontes:

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/competencias-profissionais/42986/

http://www.ritaalonso.com.br/?p=30428

http://www.pa.senac.br/?q=node/53

Anúncios
Categorias:Gestão
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: