Inicial > Eventos, Gestão, Nacional > Manutenção sustentável

Manutenção sustentável


Segue um texto referente a mais uma das mesas redondas que participei no Congresso da ABRAMAN, espero que gostem do assunto.

O tema sustentabilidade tem sido muito discutido ultimamente, mas afinal o que é sustentabilidade?

Sustentabilidade é um conceito que está relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana, ou seja, quais mudanças podem ocorrer no nosso comportamento, para que não prejudiquemos as gerações futuras.

Devemos, pensar em garantir a perenidade de nossa empresa, mas também garantir a perenidade do nosso planeta, pois somente o uso consciente dos recursos naturais é que pode garantir a produção de bens e prestação de serviços no futuro.

Introduzir mudanças não é uma tarefa nada fácil, pois seja dentro de uma empresa, seja dentro da sua casa, carregamos idéias que não condizem mais com a realidade. Pensamos que todos os recursos naturais são infinitos, porém, com o passar dos anos, a população aumenta e consequentemente o consumo também, de modo descontrolado. São os famosos PARADIGMAS.

A atividade de manutenção deve orientar suas ações para que cause um menor impacto possível ao meio ambiente. Causar impacto é inevitável, porém podemos reduzir consideravelmente esses impactos e muitas vezes com atitudes muito simples, que passam a fazer parte de nosso dia-a-dia quando mudamos um pouco a maneira de agir.

Dentro da atividade de manutenção, a modernização de equipamentos, pode ser considerado um fator determinante para que exigências ambientais sejam atendidas.

Redução no consumo de energia elétrica, água e até mesmo de papel, que muitas empresas imprimem suas ordens de serviço, para todo e qualquer serviço, pode ser um início a ser considerado, pode ser estudado uma nova maneira de se fazer a mesma ação, porém que cause menos impacto.

O descarte de resíduos, como panos, óleo e qualquer outro material, deve ser realizado por empresas idôneas e caso não sejam, a responsabilidade também é da empresa que contrata as mesmas. Outro ponto importante para a manutenção é a filtragem de óleo, ao invés de descarte e aquisição de óleo novo.

Sempre que falamos da preocupação com o meio ambiente que ultimamente as empresas têm mostrado, se deve ainda a uma preocupação causada pela importância que a mídia e a sociedade também tem dado, muitos dizem que é moda e que as empresas usam isso para criar uma boa imagem, porém acredito que aos poucos estará cada vez mais incorporado aos ideais das organizações.

Ainda se pensa no sustentável, apenas com o foco no retorno financeiro causado por uma boa imagem, espero que não precise a situação piorar ainda mais para que isso mude.

Fonte:

http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/sustentabilidade/

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/conteudo_474382.shtml

Anúncios
Categorias:Eventos, Gestão, Nacional
  1. wandercy
    outubro 7, 2010 às 10:59 am

    Caro colega vejo que suas ideias vão de encontro com a realidade que o mundo esta vivendo isto nos mostra que, temos que estar antenanados.
    Isso nos mostra que estamos aqui para melhorar, e como podemos fazer isso.
    Fazendo nossa parte todos os dias, se cada um ajudar desta forma sustentavel seremos como os ventos que mudam pesadissimas dunas de areia de um lado para outro.
    Um forte abraço e estarei acompanhando seu blog e twitter.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: