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Afinal o que é FMEA?


Failure Mode and Effect Analisys que em português é conhecido como Análise de Modos de Falha e seus Efeitos são procedimentos usados para efetuar uma análise de como uma máquina ou sistema pode falhar e que enumera todas as possibilidades de falhas, todas as falhas possíveis e todos os graus de reações adversas que podem resultar de tais falhas analisadas. É uma técnica para melhorar a confiabilidade de uma máquina ou sistema com a indicação de procedimentos para atenuar o efeito de uma falha.

O FMEA pode ser dividido basicamente em:

  • FMEA DE PRODUTO: na qual são consideradas as falhas que poderão ocorrer com o produto dentro das especificações do projeto. O objetivo desta análise é evitar falhas no produto ou no processo decorrentes do projeto. É comumente denominada também de FMEA de projeto.
  • FMEA DE PROCESSO: são consideradas as falhas no planejamento e execução do processo, ou seja, o objetivo desta análise é evitar falhas do processo, tendo como base as não conformidades do produto com as especificações do projeto.

Pode-se aplicar a análise FMEA nas seguintes situações:

  • para diminuir a probabilidade da ocorrência de falhas em projetos de novos produtos ou processos;
  • para diminuir a probabilidade de falhas potenciais (ou seja, que ainda não tenham ocorrido) em produtos/processos já em operação;
  • para aumentar a confiabilidade de produtos ou processos já em operação por meio da análise das falhas que já ocorreram;
  • para diminuir os riscos de erros e aumentar a qualidade em procedimentos administrativos.
A metodologia FMEA é importante porque pode proporcionar para a empresa:
  • uma forma sistemática de se catalogar informações sobre as falhas dos produtos/processos;
  • melhor conhecimento dos problemas nos produtos/processos;
  • ações de melhoria no projeto do produto/processo, baseado em dados e devidamente monitoradas (melhoria contínua);
  • diminuição de custos por meio da prevenção de ocorrência de falhas;
  • o benefício de incorporar dentro da organização a atitude de prevenção de falhas, a atitude de cooperação e trabalho em equipe e a preocupação com a satisfação dos clientes;

Fonte:

Livro Dicionário de Termos de Manutenção, Confiabilidade e Qualidade. Autor: Gil Branco Filho

http://www.mantenimientomundial.com/sites/mmnew/bib/notas/fmea.pdf

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Categorias:Gestão
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