Inicial > Gestão, Livros > Não banque o bombeiro

Não banque o bombeiro


Estava lendo alguns trechos de um livro que eu tenho e encontrei um texto que se aplica muito ao modo de trabalho de muitas equipes de manutenção, que são aquelas que vivem apagando incêndios, então resolvi publicar o texto aqui no blog, porque achei bem interessante…

Líderes sábios e grandes empreendedores aprendem com o tempo que não podem eliminar todos os problemas… nem devem querer fazê-lo.

Dale Dauten

Por que tantos gerentes são líderes ineficazes?

Porque são bombeiros. Quando você se torna um bombeiro não lidera mais. Não decide em que direção sua equipe está indo. O incêndio decide por você. (O incêndio é qualquer problema que tenha sido deflagrado e que exija seu tempo e sua imaginação.)

O incêndio controla sua vida. Você acha que está controlando o incêndio, mas é o incêndio que o controla.

Você perde o senso de oportunidade. Fica cego para as possibilidades porque está mergulhado no incêndio – e passa a ser definido por ele.

Se você é um gerente que não sabe motivar, mesmo após extinguir o fogo, pula de novo no carro e parte pela empresa à procura de outro incêndio. Em pouco tempo só conhecerá incêndios e tudo o que vai fazer é combatê-los. Mesmo quando não houver um incêndio real, você encontrará algo que redefinirá como incêndio, pois é um bombeiro e gosta de ação.

Um grande motivador não combate incêndios 24 horas por dia, sete dias por semana. Um verdadeiro motivador lidera sua equipe do presente para o futuro. Um incêndio só se torna relevante quando fica no caminho daquele objetivo futuro. Às vezes o líder nem precisa apagar o incêndio. Ele pode simplesmente desviar do fogo para obter o que deseja no futuro.

Já um bombeiro irá parar tudo e combater todos os incêndios. Essa é a diferença básica entra um gerente inconsciente (que deixa os incêndios ditarem o ritmo de seu trabalho) e um líder consciente (que segue seus objetivos).

Fonte:

Livro 100 maneiras de motivar as pessoas. Como grandes líderes conseguem excelentes resultados sem estressar sua equipe. Autores: Steve Chandles e Scott Richardson

Anúncios
Categorias:Gestão, Livros
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: