Inicial > Notícias > Petróleo e gás impulsionarão economia em 2011

Petróleo e gás impulsionarão economia em 2011


É muito importante que o setor de manutenção esteja sempre antenado para as mudanças que ocorrem na economia, principalmente na área de atuação da organização onde a equipe de manutenção está inserida. Para as empresas que prestam serviços de manutenção a atenção deve ser redobrada, pois sua atuação se dividem em vários ramos de atuação e deve ter flexibilidade em sua administração para contar com a possibilidade de períodos de crise financeira, principalmente por ser uma área que sofre redução quando ocorre uma baixa na demanda de produção. É até fácil de se entender, pois se é produzido menos, ocorre menos necessidade de se fazer manutenção.

No momento vivemos exatamente o oposto do que aconteceu principalmente no final de 2008, estamos vivendo tempos de crescimento constante e é exatamente isto que está descrito na notícia abaixo, alguns setores já mostraram grandes resultados em 2010 e agora em 2011 a aposta está para o setor de petróleo e gás. E qual é o papel da manutenção? Acreditamos que a manutenção deva se mostrar de uma forma totalmente diferente dos tempos de crise e exigir seu papel de destaque para poder colaborar com esse crescimento de todos os ramos da economia. Normalmente pensa-se pouco em contratação, não levando em consideração as reduções que ocorreram quando a demanda produtiva ou a prestação de um serviço estava em baixa. Com a economia aquecida é cada vez mais importante que se garanta a disponibilidade de equipamentos e instalações e que se faça uma gestão dos ativos eficaz.

Segue abaixo uma notícia que eu li recentemente e que acredito que tenha tudo a ver com a nossa atividade de manutenção:

O aquecimento na economia impulsionou diversos mercados em 2010. Os setores como a construção civil e da indústria automotiva ganharam espaço no ano passado e já estão consolidados. Agora, a expectativa de expansão é por parte dos setores petrolífero, portuário e rodoviário.

O mercado de tintas, fornecedor de relevância para estes segmentos, prevê crescimento de 8,2% para 2011. Segundo dados da Abrafati, associação dos fabricantes de tintas, de janeiro a novembro de 2010 foram fabricados 1,4 bilhão de litros de tinta, um número recorde para o segmento. “O ano passado foi o melhor da história da indústria de tintas do Brasil”, afirma o presidente executivo da Abrafati, Dílson Ferreira.

As tintas específicas para manutenção industrial, como instalações de exploração, produção, refino e transporte de petróleo e gás, representam 15% do volume produzido e 25% do faturamento. Estes números são relativamente altos e só perdem para o setor de tintas imobiliárias. Os investimentos só tendem a aumentar e isso mostra que o mercado está cada vez mais exigente e necessita de produtos para cada etapa do processo.

“O mercado necessita de revestimentos protetivos e anticorrosivos para o processo completo: extração do petróleo em plataformas offshore, extrações onshore, transporte, refinarias, até a fase de distribuição”, afirma Adauto Riva, gerente técnico & produtos da Renner Protective Coatings.

Segundo a Abrafati, o grande diferencial do mercado óleo e gás é a tecnologia implantada. O gerente de produtos da Renner enfatiza que as tintas para o transporte dos gasodutos precisa de cuidados especiais. “A redução de atrito é imprescindível para o desempenho do processo de transferência de gás. O Flowcoating Revran TUB 524 segue integralmente a norma API RP 5L2”.

No caso das refinarias e distribuição não é diferente. “Um dos grandes diferenciais em nosso catálogo, é o Revchem NVC GF, pigmentado com glassflake que resiste à armazenagem de produtos químicos até 150°C, bem como suporta armazenar metanol. É um epóxi que pode ser aplicado com até 1 milímetro de espessura em uma única demão. A Renner soube criar novos produtos com uma tecnologia sem igual para atender todas as necessidades do mercado”, finaliza Riva.

Disponível em:

http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?op=especial&id=31098

Anúncios
Categorias:Notícias
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: