Início > Gestão > O que faz de você um líder?

O que faz de você um líder?


Líder, quase todo mundo quer ser, desde criança. Na escola, o melhor da turma. Na juventude, o mais popular. Na empresa, o diretor. Mais que um posto, entretanto, a liderança é um conjunto de atitudes. Mas, afinal, que atitudes são essas?

Se você espera uma receita de bolo, pode parar por aqui. Primeiro, não existe um modelo pronto de líder. Depois, como explica o professor André Acioli, a construção de qualquer modelo de liderança “é um processo que se aprimora com a maturidade”.

Algumas características, no entanto, são indispensáveis para quem pensa em, um dia, exercer uma função de liderança. Tê-las hoje não é garantia de que amanhã você chegará à reunião da empresa será nomeado diretor. Não tê-las, entretanto, tornará isso muito difícil de acontecer um dia.

O especialista em gestão comportamental e profissional Edson Rodriguez, vice-presidente da Thomas Brasil, listou alguns pontos a serem observados por quem quer ser líder. Segundo ele, competência e ambição positiva são atributos fundamentais. Entender que ninguém, sozinho, é melhor que toda uma equipe, é, no entanto, o principal dos requisitos.

Veja abaixo as dicas do especialista:

– É preciso ter competência no que faz. Ou seja, ter uma visão ampla da área, passar confiança de que conhece a operação tanto no específico como no contexto geral.

– Ter ambição positiva. Isso significa que o líder deve querer mais conhecimento tanto para ele como também para sua equipe.

Seriedade pessoal e profissional. Ser exemplo de seriedade, honestidade e transparência de princípios, tanto na vida profissional como na social.

– Compreender o conceito de competência e saber identificar os pontos fortes de cada colaborador da equipe. Isso permite ao líder gerenciar melhor as tarefas e aceitar as diferenças. 

Fonte:

http://www.administradores.com.br/informe-se/carreira-e-rh/o-que-faz-de-voce-um-lider/43882/

Anúncios
Categorias:Gestão
  1. Cleverson
    maio 5, 2011 às 1:26 am

    Achei bacana o seu Blog !!
    Parabens !!!

    Tem um material interessante e que realmente faz todo sentido !!!!

    Talvez vc ja tenha lido o material, mas uma pessoa que considero muito nesta área é o TAVARES !!!

    • maio 12, 2011 às 10:57 pm

      Cleverson, muito obrigado pelo comentário no blog.

      Participei de um treinamento de auditoria na manutenção onde o Tavares foi o instrutor, realmente ele é uma referência em nossa área de manutenção e além de tudo se mostra acessível aos profissionais que precisam dele.

      Mais uma vez obrigado pelo comentário.

  2. rafael
    novembro 21, 2011 às 12:32 pm

    Caros encontrei na net esses comentários acima ao procurar as funções de um líder de manutenção, exerci a função por um pouco mais de um ano após passar por diversos seguimentos do ramo, e reforço a opinião o especialista em gestão comportamental e profissional Edson Rodriguez, n-ã-o t-e-m receita pronta mas no meu ponto de vista algumas atitudes são mesmo indispensáveis para o cargo e alguns procedimentos sim é de rotina para o bom funcionamento.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: