Início > Gestão > Controlando e Avaliando a Gestão da Manutenção

Controlando e Avaliando a Gestão da Manutenção


Autor: Eng. Eugenio Hernández Cruz

A manutenção é uma disciplina integradora que garante a disponibilidade, funcionalidade e conservação dos equipamentos, sempre que aplicada corretamente e com um custo competitivo. Isto significa um incremento importante da vida útil dos equipamentos e suas execuções.

Por que controlar e avaliar a gestão de manutenção nas empresas? Simplesmente porque necessitamos saber quão eficiente é a aplicação da política de manutenção que planejamos para nosso ambiente produtivo. Esta informação nos permite atuar de forma rápida e precisa sobre os fatores fracos em nossa manutenção.

Recordemos que:

Indicador ou Índice: É um parâmetro numérico que facilita a informação sobre um fator crítico identificado na organização, nos processos ou nas pessoas em relação as expectativas ou percepção dos clientes quanto ao custo, qualidade e prazos.

Controlar: Significa guiar as ações de um conetivo, entidade ou departamento, para que seus resultados coincidam ou superem os objetivos estabelecidos.

Avaliar: É a ação que permite comprovar a eficácia e resultados do controle.

Nos sistemas tradicionais de manutenção, sempre existiu o controle e avaliação, porém estavam limitados pela possibilidade de processamento. No foco da manutenção auxiliada pelo computador, estes dois conceitos estão unidos funcional e estruturalmente.

Funcional: Porque rompe com o esquema de que controle é verificação, inspeção, crítica ou comprovação, no qual implica certa rejeição como degradante a pessoa, para aparecer como um processo construtivo, com um enfoque prático caracterizado pelo sentido orientador e integrador de toda a organização.

Estrutural: Porque se estende ao trabalho em todos os níveis da pirâmide de Gestão; garantindo o controle estratégico, tático e operacional dos quatro elementos básicos (planejamento, organização, informação e controle).

Uma boa política para controlar e avaliar a gestão da manutenção em nossa empresa resulta da implantação, estudo e analise de um pacote de indicadores. Ao selecionar a coleção devemos levar em conta que eles devem ser:

  • Poucos.
  • Claros de entender e calculáveis.
  • Úteis para conhecer rapidamente como vão as coisas e por que.

Devem:

  • Identificar os fatores chaves da produção
  • Estabelecer registros de dados que permitam seu cálculo periódico
  • Estabelecer valores padrão para tais índices
  • Permitir tomar as oportunas ações e decisões ante os desvios que forem detectados.
Anúncios
Categorias:Gestão Tags:, ,
  1. agosto 31, 2011 às 9:29 pm

    Caro Eugenio
    A princípio devo parabeniza-lo pela maneira clara de abordar o tema.
    Tenho dito que ao cliente interno da manutenção, os índices que realmente interessam são a Disponibilidade e a Confiabilidade e, portanto, somente estes devem ser divulgados e discutidos com os gestores das áreas atendidas.
    Caberá a Manutenção, internamente, ter índices técnicos confiáveis, que analisados, permitam a localização das causas raiz e promovam ações para mitigar ou eliminar o impacto das falhas. Não se deve esquecer que o melhor caminho é a prevenção de manutenção e que índices, sejam eles quais forem, não podem ser dissociados dos custos e da vida futura do equipamento. Atender a qualquer custo não é uma atitude profissional.
    Índices, por mais confiáveis que sejam, que constantemente revelem não haver problema são, em geral, o maior de nossos problemas.
    Como contribuição final, devo lembrar que com índices se controla, mais que para avaliar é necessário também que faça a auditoria dos resultados nas áreas atendidas.
    Abraços,

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: