Início > Gestão > Manutenção e a Parada Anual

Manutenção e a Parada Anual


Podemos dizer, que nas empresas que entram de férias coletivas no final de ano, torna-se o período onde a equipe de manutenção possui os equipamentos disponíveis para efetuar todas as tarefas do plano de manutenção que são adiadas durante o ano.

O termo “parada”, à primeira vista, pode dar uma sensação de obstáculo para os gestores de manutenção. Contudo, as paradas de manutenção nas plantas industriais são fundamentais na manutenção de equipamentos grandes e que requerem vistorias mais prolongadas e aprofundadas. Em um simples programa de manutenção planejada, muitas vezes, não é possível fazer um vistoriamento detalhado a cerca do funcionamento adequado de uma máquina industrial. Em praticamente todas as fábricas, o período da parada é determinado pela demanda da produção.

Durante o processo de parada, toda a produção é paralisada para que equipamentos e ferramentas sejam avaliados, reparados, lubrificados e substituídos, caso isso seja necessário. Por isso a denominação “parada”. No entanto, é preciso que os gestores tenham em mente um planejamento completo contendo todas as datas previstas para a manutenção geral ocorrer, aproveitando talvez os menores picos de produção, não afetando a lucratividade da empresa.

Planejar esse tipo de ação requer organização e visão para prever todos os possíveis percalços que surjam no meio do caminho, no entanto, os softwares de gerenciamento de paradas auxiliam bastante os gestores no momento de definir e priorizar algumas estratégias.

A primeira delas é coordenar o trabalho de diversos setores dentro das plantas industriais, como profissionais da área de elétrica, mecânica, instrumentação, entre outras.

A segunda é ter a parte de logística bem estruturada, uma vez que máquinas precisarão ser removidas para locais onde possam ser vistoriadas.

A terceira, é saber disponibilizar todos os materiais e recursos humanos em todas as tarefas pendentes, de modo que isso não comprometa em momento algum a qualidade dos serviços. Em outras palavras, o que está em jogo é a confiabilidade da manutenção em curto prazo e a perde de lucros em longo prazo.

É muito importante que sejam desenvolvidos fornecedores que trabalhem em parceria e comprometimento com a empresa contratante de seus serviços, fazendo com que haja uma colaboração para que sejam cumpridos os cronogramas de parada de manutenção.

Outro ponto a ser levado em consideração é que o período de parada geral dos equipamentos deve ser programado e planejado muito antes de sua execução para que seja garantido um melhor aproveitamento dos recursos humanos e financeiros.

E em sua empresa, como e quando acontece as paradas de manutenção?

Fontes:

http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/1839-a-importancia-das-paradas-de-manutencao/

Anúncios
Categorias:Gestão Tags:,
  1. José Emir da Rosa Martins
    março 9, 2012 às 11:14 pm

    Eu trabalho numa Termoelétrica (RO) como técnico mecânico e, na próxima semana, estamos iniciando uma Parada para Manutenção Preventiva (Major) na Turbina a Vapor (Fuji) : 120 MW. Serão de 20 a 25 dias, aproximadamente, 2 turnos de 12 horas.

  2. Rafael Mombach
    abril 12, 2012 às 2:06 pm

    Bom Dia,
    Trabalho em uma empresa de Fundição e Usinagem, como Coordenador de Manutenção e realizamos paradas anuais de 15 dias geralmente no período entre natal e ano novo. Conseguimos reduzir de maneira bastante significativa as paradas não programadas, além de reduzir o MTTR. A parada programada é essencial principlamente no processo de Fundição onde o processo é 90% série, ou seja cada parte tem igual importância e impacto no faturamento e entrega.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: